Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

FRESAN apoia vacinação de 1.410.200 bovinos no Sul de Angola

Está a decorrer, no Sul de Angola, a Campanha de Vacinação Bovina 2021 com o intuito de reforçar as medidas de sanidade animal através da vacinação de 1.410.200 bovinos em 17 municípios de intervenção do Programa FRESAN no Cunene, na Huíla e no Namibe. A campanha é apoiada pelo Programa FRESAN, co-gerido pelo Camões, I.P. e financiado pela União Europeia, através da aquisição de equipamentos para o armazenamento e conservação das vacinas de forma a garantir uma rede de frio que permita salvaguardar as características iniciais para assegurar a imunidade. A campanha, liderada pelo Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), visa desta forma melhorar a sanidade animal no Sul de Angola através da erradicação das principais doenças transfronteiriças.

A garantia de uma rede de frio que permita o transporte e manuseamento adequado das vacinas em condições que salvaguardem a qualidade e eficácia imunobiológica, uma vez que são produtos sensíveis a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação, foi o desafio identificado pelo Programa FRESAN, em articulação com os Serviços de Veterinária provinciais.

Identificada a necessidade, procedeu-se à análise do circuito, considerando o armazenamento nas instalações do ISV de cada província, os equipamentos disponíveis ao nível do armazenamento municipal e, finalmente, os equipamentos para o transporte e conservação durante o acto de vacinação nas mangas. Neste sentido, o Programa FRESAN reforçou a campanha através da aquisição de equipamentos que garantam o armazenamento e conservação de vacinas, nomeadamente duas câmaras de frio de 20 pés; a distribuição de 32 arcas frigoríficas e 64 garrafas de gás para a conservação ao nível municipal; 46 caixas térmicas de 15L e 11 de 26l, para as brigadas de vacinadores transportarem as vacinas para as mangas; 257 fatos de trabalho para tratadores de gado; reparação de três câmaras frigoríficas para armazenamento provincial; manutenção de dez viaturas da frota do ISV; e 88 acumuladores. Estão envolvidos 50 técnicos do ISV e 328 tratadores de gado eleitos pelas comunidades, capacitados para prestar serviços de apoio ao ISV para a realização da campanha de vacinação.


O programa FRESAN, co-gerido pelo Camões, I.P. e financiado pela União Europeia, reconhece, desta forma, que o aumento da produção interna de proteína animal depende em grande medida de programas profilácticos de prevenção do surgimento de doenças, sendo a vacinação dos efectivos bovinos pertencentes aos pastores familiares de particular importância para a promoção da segurança alimentar. A campanha de vacinação obrigatória abarca quatro doenças endémicas no efectivo bovino do país: peripneumonia contagiosa dos bovinos, carbúnculo hemático, carbúnculo sintomático e dermatite nodular. O apoio à Campanha de Vacinação Bovina 2021 ronda os 59 mil euros, prevendo-se a vacinação de 200 mil bovinos na província do Namibe, 650 mil na província do Cunene, e 560.200 na província da Huíla. No Namibe terá a duração de 60 dias, na Huíla de 90 dias e no Cunene de 90 dias. A campanha de vacinação foi já iniciada na província do Huíla no dia 17 de março, e no Namibe no dia 30 de abril, e terá a duração de 90 e de 60 dias respectivamente. No Cunene a campanha teve início no dia 26 de maio e terá a duração de 90 dias.

Fonte: Camões, I.P. (02-06-2021)